O que é comunicação não violenta?
- Shirlei Foloni Veiga
- 15 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
A comunicação não-violenta (CNV) tem como princípio o diálogo sincero, respeitoso e compatível com as necessidades dos integrantes de uma conversa. Buscando ser uma prática que propõe uma nova forma de se relacionar e de superar os desafios que aparecem nas nossas relações pela forma que nos comunicamos, ou até mesmo pelo que deixamos de falar por medo do conflito.
Ou seja, comunicar-se de modo não-violento é o mesmo que não fazer acusações, não permanecer na defensiva, escutar o outro sem fazer interrupções, estar atento aos sentimentos um do outro e usar a forma mais branda de se expressar.
Ou seja, a CNV não é uma técnica ou uma fórmula a ser reproduzida que irá trazer sempre um mesmo resultado. Ela é um conhecimento prático que promove compreensão, empatia e contribuição nas relações.
Por exemplo, a pessoa com conhecimento de CNV diz “Eu me sinto triste quando o seu tom se ergue em nossas conversas” em vez de “Você é mente fechada, arrogante, irredutível”.
Por mais que as segundas afirmações estejam corretas, este não é o jeito mais apropriado de falar. A pessoa que escuta essas acusações perde o interesse no diálogo não-violento e parte para a defesa do seu caráter. Não havendo a resolução do assunto que estavam se propondo a esclarecer a partir do diálogo.
No processo de sintetização da Comunicação Não-Violenta, Marshall Rosenberg, psicólogo que aprofundou a investigação do papel da linguagem na forma como nos relacionamos, e identificou padrões que nos afastam uns dos outros e da compaixão, que ele chamou de linguagem alienante da vida. Esses padrões estão em hábitos como julgar, rotular, criticar e diagnosticar.
“Embora possamos não considerar ‘violenta’ a maneira que falamos, nossas palavras não raras induzem à mágoa e à dor, seja para os outros, seja para nós mesmos.” Marshall Rosenberg
Essa investigação o levou também a identificar os 4 componentes da Comunicação Não-Violenta, que são quatro áreas que, quando focamos nossa atenção nelas e nos comunicamos a partir delas, nos reconectamos com a nossa capacidade compassiva e com a alegria de contribuir com a vida uns dos outros. Os 4 componentes da CNV são: Observação, Sentimentos, Necessidades e Pedidos.
Como anda sua comunicação? Como tem expressado seus sentimentos e desejos?
Ficou curioso/a a respeito dos 4 componentes?
Fique conosco que logo vem mais conteúdo por aqui.
Abraço da Psi, Shirlei.

Comments