Alimentos que ajudam a controlar a Ansiedade
- Shirlei Foloni Veiga
- 9 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Castanha do Pará, chá verde, sementes de abóbora, p

eixes ricos em gordura, ovos, chocolate amargo, iogurte, cúrcuma, frutas cítricas, folhas escuras, abacate, banana.
A ansiedade, afeta milhões de pessoas em todo o mundo, é uma condição caracterizada por preocupação excessiva diante de situações consideradas preocupantes ou estressantes. Algumas pessoas experimentam o problema apenas em momentos de nervosismo intenso, que podem ocorrer muito raramente.
Outras podem apresentar com maior frequência sintomas como: medo, tensão, preocupação excessiva com eventos e problemas cotidianos, irritabilidade, dificuldade de concentração, palpitações e frequência cardíaca elevada, aperto no peito e problemas na vida social e profissional.
De acordo com o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela OMS, o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. Para se ter uma ideia, aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica.
Para ajudar a combater a ansiedade, pesquisas indicam que uma alimentação adequada, rica em vegetais, frutas, legumes, grãos integrais e proteína magra, podem ajudar a gerenciar a ansiedade de forma natural.
O site especializado Medical News Today preparou uma lista com alimentos que podem melhorar os sintomas da ansiedade. São elas: castanha do Pará, chá verde, sementes de abóbora, peixes ricos em gordura, ovos, chocolate amargo, iogurte, cúrcuma, frutas cítricas, folhas escuras, abacate e banana.
Mas se a intenção é usar o prato para evitar novas crises, cuidado. É preciso tomar cuidado com alguns “vilões”, que podem acabar desregulando a produção de hormônios do corpo e interferindo negativamente.
Ingredientes que devem ser evitados, como os ultraprocessados, doces em geral, bolachas industrializadas, bebidas açucaradas, cereais refinados, cafeína, bebidas alcoólicas e receitas com excesso de gorduras. As nutricionistas do SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição) explicam que o impacto dos alimentos em distúrbios mentais pode agir de modo diferente por cada organismo, seja para uma melhora ou piora do caso. Os efeitos podem depender do processo de digestão [como é o caso do chocolate] mas, no geral, a melhora dos sintomas de ansiedade está ligada a uma alimentação saudável feita de forma contínua.
Embora as escolhas nutricionais possam refletir nos casos de ansiedade, é fundamental procurar tratamentos convencionais com psicólogos e/ou psiquiatras. “Não existe um alimento milagroso, o que importa é que a nossa saúde corporal e mental esteja em harmonia e equilíbrio com o que consumimos. É importante destacar que a alimentação adequada vai agir de forma sinérgica aos demais tratamentos farmacológicos prescritos por uma equipe multidisciplinar.
Texto adaptado.
Referência:
Comments