
Os quatro pilares da Autoestima
- Shirlei Foloni Veiga
- 9 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jun. de 2023
A imagem que você tem de si mesma não é herdada ou determinada geneticamente, é aprendida. Desde modo, através de nossas vivências vamos armazenando as experiências no decorrer da nossa vida, e é guardada na memória em forma de crenças e teorias.
Assim, temos ideias internas de objetos, significados de palavras, momentos, pessoas, sentimentos, atividades sociais e tudo mais que nos cerca. Esse conhecimento de mundo, errado ou não, nos permite prever, antecipar e nos preparar para enfrentar o que há de acontecer.
E as relações que se estabelece com o mundo desenvolvem em você uma ideia de como crê ser. Os fracassos e sucessos, os medos e inseguranças, as sensações físicas, os prazeres e desgostos, a maneira de enfrentar os problemas, o que lhe dizem e o que não lhe dizem, os castigos e premiações, o amor e a rejeição, tudo emana e se organiza sobre seu eu.
Somos resistentes à mudança por natureza, e esse controle do pensamento nos torna desinteressados a novos estímulos.
Você deve estar pensando – que difícil mudar.
Verdade, mas não éimpossível.
Os pilares da autoestima na prática estejam misturados, eles foram separados aqui para ser mais didático.
• autoconceito (o que você pensa de si mesmo);
• autoimagem (que opinião tem de sua aparência);
• autorreforço (em que medida você se premia e se gratifica);
• autoeficácia (quanta confiança você tem em si mesmo).
”Se estiverem bem estruturados, serão os quatro suportes de um ego sólido e saudável; se funcionarem mal, serão como os quatro cavaleiros do Apocalipse. Se falhar em algum deles, isso será suficiente para que sua autoestima se mostre manca e instável. E se um único cavaleiro desembestar, os três restantes o seguirão como uma pequena manada fora de controle”. Walter Riso.
Assim, todos temos a escolha de buscar o caminho da autonomia e melhorar nossa autoestima, através do autoconhecimento e se tolerar o desconforto inicial de toda mudança, desse processo de desenvolvimento que conduzirá às realizações e aos relacionamentos verdadeiros e satisfatórios.
Referência.
Livro: Apaixone-se por si mesmo, Walter Riso
Comments